Construir uma marca forte com uma identidade bem definida é um ponto muito importante na lista de tarefas de um profissional de marketing. Uma marca que consegue estabelecer um diálogo com seu público-alvo tem chance de superar a concorrência e gerar altas vendas. Como construir uma identidade de marca? Vamos usar o marketing de conteúdo para isso!
Por que o marketing de conteúdo é importante?
É uma forma eficaz a longo prazo e ao mesmo tempo relativamente barata de promover a marca na web e construir autoridade.
Na realidade econômica moderna, é fácil encontrar duas empresas produzindo os mesmos produtos, por exemplo, suco de maçã. No entanto, por que algumas marcas vendem sucos muito mais caros do que outras e, ainda assim, são mais escolhidas por um grupo específico de clientes? Nesse caso, um componente importante do sucesso de mercado é uma identidade forte e uma imagem de marca apropriada.
Se não tivermos uma estratégia de comunicação bem desenvolvida, poucas são as formas de nos destacarmos da concorrência. A solução para esse problema é construir uma marca com uma identidade forte. Se os clientes gostarem e valorizarem a marca, assim como se identificarem com ela, nós seremos os vencedores da batalha de mercado. Com isso, no longo prazo, não só não baixaremos os preços, como poderemos aumentá-los, o que terá um impacto positivo na rentabilidade.
Tudo isso pode ser alcançado, entre outros, graças às atividades de marketing de conteúdo. Um blog da empresa com conteúdo interessante do setor ou a implementação de campanhas interessantes de relações públicas ajudam a construir e manter a identidade da marca, torná-la mais fácil de lembrar e possibilitar o alcance do grupo certo de destinatários.
Elaboração de uma estratégia de marketing de conteúdo
Quando iniciamos a cooperação com nossos clientes, preparamos para eles um dos documentos mais importantes de apoio à criação da imagem da marca. Trata-se da estratégia de marketing de conteúdo .
O objetivo deste documento é determinar a situação existente, bem como desenvolver cenários de desenvolvimento de marca e selecionar as ferramentas de marketing de conteúdo corretas que ajudarão a atingir suposições específicas.
Uma estratégia de marketing de conteúdo bem desenvolvida ajudará a unificar a identidade da marca para que ela fale com uma só voz em vários canais de comunicação, como blog, guest posts ou mídia social.
Além disso, uma estratégia de marketing de conteúdo bem desenvolvida ajudará a determinar o conjunto de ações que precisam ser realizadas para se destacar de outras empresas, além de entender seus próprios clientes e adequar melhor a oferta a eles.
Análise da concorrência
Normalmente começamos nosso trabalho com a análise da concorrência. Queremos que o cliente saiba como é o seu ambiente de negócios, porque isso lhe permitirá tomar decisões mais informadas no campo da promoção no futuro. Nenhum negócio funciona no vácuo, e observar os movimentos dos concorrentes é uma questão muito importante, seja em qualquer nicho, desde brinquedos até os mais específicos, como cigarro eletrônico recarregável.
Público-alvo da marca
Com a ajuda de pesquisas de marketing, conversas com clientes e funcionários, o público-alvo da marca pode ser caracterizado e descrito. Isso deve ser feito e as personas de marketing devem estar preparadas para isso, de forma que cada membro da equipe saiba para quem a marca direciona seus produtos ou serviços. A análise da concorrência também pode ajudar, pois conhecendo os clientes de outras empresas, fica mais fácil determinar o público da sua própria marca.
Voz da marca
A voz da marca é um elemento importante da estratégia de marketing. Uma voz de marca bem pensada e bem projetada é uma ferramenta fundamental para ajudar a diferenciar sua empresa da concorrência. Além disso, com o tom de voz, você pode enfatizar os valores e a personalidade da marca, o que também enfatiza sua individualidade e singularidade.
Sem elementos estruturados da estratégia, não conseguimos ir mais longe e desenvolver com sucesso a identidade da marca. Para criar um marketing de conteúdo valioso e, assim, melhorar a imagem da marca, você deve primeiro preparar bases sólidas na forma de uma estratégia de longo prazo.