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Como não errar na hora de escolher sua agência de marketing digital e de criação de sites

Como não errar na hora de escolher sua agência de marketing digital e de criação de sites
Como não errar na hora de escolher sua agência de marketing digital e de criação de sites
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Como não errar na hora de escolher sua agência de marketing digital e de criação de sites –  Caso você, empreendedor sinta a necessidade de criar um novo site, reformular o design de um site já existe ou até mesmo iniciar do zero a criação de um site, precisará estar ciente de alguns pontos antes de iniciar seus orçamentos, para somente assim estar preparado para  escolher a agência de criação de sites certa para o seu tipo de negócio.

Como não errar na hora de escolher sua agência de marketing digital e de criação de sites

A agência de criação de sites escolhida, será responsável não somente pela criação do seu site, mas além do desenvolvimento do site, irá permanecer em um relacionamento de prestações de serviços constantes para com a sua empresa. Logo, todo detalhe é pouco para fazer uma sábia escolha neste momento tão crucial da sua empresa.  

Analisando esta dor, e pensando em como poderíamos ajudar você empreendedor, é que este artigo foi desenvolvido. Abaixo, compartilhamos quatro dicas excelentes para esse momento decisivo da escolha da agência de criação de sites ideal, e mais cinco perguntas objetivas que lhe tragam respostas suficientes para identificar se a empresa na qual você contratou possui estrutura suficiente para a criação de sites profissional que você merece.   

 

4 super dicas que iram lhe ajudar a escolher sua agência de criação de sites ideal

1.  Liste as principais necessidade do seu site e também pontue quais são os objetivos do seu site 

Antes mesmo de dar início a sua busca por uma agência de marketing digital, você empreendedor, necessita ter em mente exatamente aquilo que deseja que o seu site execute, como também conhecer, identificar e apontar quais são os recursos que o seu site precisará ter para que sua empresa consiga atingir seus objetivos. É importante pontuarmos que um site não é somente um design bonito, ele possui função e acima de tudo ele é uma ferramenta de negócios e marketing. 

Aqui, estão alguns exemplos de funções que você poderá desejar que o seu site possua: 

  • Atrair leads para o seu negócio; 
  • Sincronização com seu CRM, como o Salesforce, HubSpot ou até mesmo qualquer outro software de CRM importante;
  • Uma integração completa com ferramentas de automação de marketing, como é o caso da Pardot, Marketo ou HubSpot;
  • Conectar-se à sua plataforma de marketing por e-mail, como Constant Contact, MailChimp ou Emma;
  • Receber pagamentos ou doações, incluindo pagamentos/doações com base em assinaturas (recorrentes);
  • Gerar e permitir  que os usuários possam preencher formulários diretamente em seu site e até mesmo que estes formulários  possam ser enviados para a sua equipe de trabalho;

Aqui estão listados alguns recursos que o seu site poderá utilizar para auxiliá lo a conquistar seus objetivos 

  • Uma navegação fluida, com o conteúdo otimizado para os mecanismos de pesquisa e consecutivamente páginas otimizadas para conversão;
  • Função ativa para com comércio eletrônico;
  • Apresentação de formulários on-line seguros (de preferência que possua compatibilidade com HIPPA caso o seu mercado seja o setor de saúde);
  • Por fim, e não menos importante o certificado SSL e protocolo HTTPs ;

Tenha sempre em mente que o seu site é a extensão do seu negócio, o seu site é a representação do seu negócio na internet, através de uma estrutura digital e personalizada para a sua empresa. Assim, ter em mão todos os seus objetivos listados, como também suas necessidades e o que achar pertinente, viabilizará não só o seu entendimento sobre o que busca para o seu site, como também auxiliará as empresas de criação de sites a desenvolver um site não só eficiente, funcional mas da maneira pela qual você busca, com a personalização certa para o seu tipo de negócio. 

Pontos importantes a serem considerados e bem analisados antes de contatar uma agência de criação de sites, diz respeito ao cronograma e orçamento

Mesmo que você não conheça os valores da criação de sites, suas variações e seus acréscimos devido a funcionalidades diferenciadas, possuir em mente uma ideia do quanto pretende investir no seu site é algo muito importante. Indicamos que você possua uma ideia do mínimo e máximo que possui disponível para a sua criação de sites (como por exemplo entre  R$ 3 mil e R$ 25 mil), com esses valores anotados, você conseguirá receber orçamentos de criação de sites mais precisos e condizentes com a sua realidade de investimento.

Da mesma forma em que, ter bem posicionado o qual é o tempo que você pretende esperar pela a criação de sites é importante, afinal, caso você precise colocar o seu site no ar em apenas duas semanas, a agência poderá ter que demandar mais profissionais para a sua criação, para que assim, ela possa ser entregue em tempo hábil sem perder a qualidade da criação, com o tempo certo em mãos, você também irá eliminar da lista de agências, aquelas que não poderão entregar de jeito algum o seu site a tempo. 

2.  Realize buscas e análise agências de criação de sites tanto locais como nacionais

Com sua lista completa em mãos, agora será mais fácil encontrar a agência de criação de sites para uma parceria perfeita. Recomendamos sempre que busque por agências próximas de você e da sua empresa, regionais ou nacionais.

Essa recomendação é principalmente para aqueles que buscam por uma criação de sites que geram resultados, afinal, um profissional com expertise para o mercado da sua localidade terá muito mais valor para os resultados do seu site. 

Aplicativos que permitem a realização de webconferências (chamadas de vídeo), podem ser um ótimo aliado para  comunicar-se com as agências de design de maneira mais rápida e otimizada. Mais de uma única reunião poderá ser agendada para o mesmo dia, maximizando seu tempo e favorecendo que encontre a sua agência de criação de sites o quanto antes.

Solicite a todos os criadores de sites, o portfólio, para que possam analisar detalhadamente se o serviço de tal profissional conversa com o estilo da sua empresa, ou até mesmo se ele deixa a desejar em questões de design, avalie também a experiência e expertise dele, o tempo de trabalho no mercado, outros serviços oferecidos e a cultura da agência.

 

3. Entenda um pouco mais sobre como analisar a experiência, cultura da agência e o portfólio 

Ambas coisas, tanto a cultura da agência e o portfólio, poderão falar muito se essa é a agência ideal para executar o seu projeto de criação de sites. Com estes itens em mãos, você poderá fazer uma análise completa. Abaixo você poderá compreender um pouco melhor sobre estes aspectos e como eles influenciam na sua marca: 

 

A Experiência é importante. Quando o assunto é experiência, podemos ressaltar  duas coisas:

  • Qual é o tempo dessa agência? Há quantos anos eles atuam no mercado de criação de sites? Encontram-se estabelecidos ou são uma startup? 
  • Essa agência, realmente possui experiência suficiente para agregar expertise em desenvolvimento de sites para o seu mercado de trabalho? ou seja, possuem as ferramentas necessárias?

A agência de criação de sites parceiros deve possuir uma carga de expertise para com os processos do trabalho, sejam eles de desenvolvimento, criação, design no geral. Da mesma forma em que é o ideal optar por uma agência que possa oferecer um número maior de serviços, e que possua em seu corpo de colaboradores profissionais especialistas naquilo que se dizem executar, assim, no futuro não será necessário realizar novas pesquisas. 

 

Portfólio

O portfólio nunca deve ser deixado de lado. Através do portfólio você poderá identificar o estilo dos criadores de sites, e com isso, decidir se o estilo de criação, de design, daquele profissional condiz com o que você busca. Mas não se esqueça que sites bonitos não são sinônimo de funcionalidades, busque sempre por ambos.

Abaixo estão algumas dicas simples para não ter erro na hora de analisar um portfólio: 

  • Os sites são responsivos? se adaptam a diferentes tipos de aparelhos? 
  • Os profissionais da criação de sites, estão atualizados com as últimas tendências? ao mesmo tempo em que conseguem ser atemporais em suas criações? 
  • A criação de sites é semelhante? possuem a mesma estrutura de páginas? imagens e texto? ou existe uma personalização única para cada site?
  • Algum projeto em seu portfólio já foi premiado? 

Já nos posicionamos neste artigo que escolher por uma agência que possui experiência no seu setor é muito importante, mas caso você possua admiração por alguma agência, seu modo de trabalho, estilo de projeto, que não se encontra no seu setor, sempre valerá a pena entrar em contato e falar sobre o que você busca, apresentar o seu projeto e questionar o que eles poderam fazer por você. 

Tamanho médio dos  cliente da agência 

Talvez essa não seja uma informação muito fácil de se obter, porém, através do portfólio, redes sociais e até mesmo através do conteúdo apresentado no site da agência, você poderá identificar o tamanho dos clientes que eles costumam atender, pequenas, médias ou grandes empresas? Caso você seja o menor cliente, e com isso queremos dizer, que caso você seja um empreendedor iniciante, que possui um pequeno empreendimento, possivelmente não terá toda a atenção que a empresa fornece para o público que eles buscam, neste caso, uma empresa de grande porte. 

Agora, poderá acontecer o inverso também, sua empresa ser o maior cliente com quem eles já trabalharam e a agência não possuir suporte suficiente para lhe atender. Uma empresa de porte grande, demandará um número maior de serviços, consecutivamente, um número maior de profissionais ativos no projeto, ferramentas que possibilitem um gerenciamento de projeto mais complexo entre outros. 

 

Cultura da agência

Toda empresa é constituída por uma cultura, seus colaboradores, trâmites de trabalho e serviços possuem em sua essência parte dessa cultura. Opte sempre por uma agência que seja transparente enquanto a isso, de preferência que sua cultura se assemelha a sua marca. 

Você poderá definir o escopa de cultura da agência de criação de sites da seguinte forma: 

  1. Consultando as redes sociais – Entres uma postagem e outra você percebe, um corpo de colaboradores unidos? Você percebe um bem estar profissional?
  2. Conheça a equipe e seus trabalhos, essas informações são expostas com liberdade? É possível conhecer cada integrante da equipe? ou eles estão anônimos?
  3. Agência conectada a comunidade. Eles estão integrados na comunicada local? 

O atendimento também diz muito sobre a cultura da empresa, ao entrar em contato e durante as entrevistas com a agência você conseguirá identificar esses traços. Tanto o atendimento online quanto o presencial, foram satisfatórios? o tratamento foi respeitoso e cordial? o seu projeto foi recebido com atenção? o grupo, parecesse interessado com o que você apresentou? 

Atente-se a isso, afinal, espera-se que o relacionamento entre a sua empresa e a agência seja duradouro. Logo, o parceiro certo é aquele que se encaixa com a sua marca e sua própria cultura

Equipe de marketing interna a sua disposição 

Uma das coisas que deverão também estarem pontuadas para você antes, diz as necessidades da sua marca para com marketing. Sua empresa irá demandar dos serviços de marketing? A agência escolhida possui uma equipe interna de marketing para lhe atender? ou este serviço é terceirizado? Mesmo que você não possua uma pretensão inicial de trabalhar com marketing, ser parceira de uma empresa que já fornece estes serviços poderá fazer grande diferença no futuro da sua marca.

 

4. Busque por depoimentos e avaliações

Quando o serviço é bom sempre existirá um cliente satisfeito, disposto a comentar e compartilhar suas experiências positivas com a agência, da mesma forma acontece caso o serviço seja desastroso ou somente não corresponda às expectativas do cliente. Sendo assim, busque por esses feedbacks na internet.

Possivelmente, saberá um pouco mais sobre a agência, seus colaboradores, profissionais destaque, e como eles se portam durante o pós venda. 

Estes depoimentos e avaliações podem ser encontrados tanto nas redes sociais, como nas avaliações recomendadas do google.

Muitas agências de criação de sites também possuem uma página ou um espaço exclusivo em seu site para a depoimentos, mas lembre-se que muito possivelmente eles optaram por adicionar apenas os depoimentos positivos, logo é sempre recomendado que você acesse e pesquise por conta própria os outros meios indicados. 

 

10 perguntas que não devem ficar de lado na hora de escolher pela sua agência de criação de sites 

Agora, seguindo nossas dicas acima, você já deve possuir uma lista de agências em potencial para a criação do seu site. Chegou a hora de reservar uma hora para que possam iniciar as entrevistas e dialogar um pouco mais sobre o seu projeto com o pessoal da agência.

Aqui estão algumas perguntas importantes para esta hora: 

  1. Sua agência possui um sistema próprio para gerenciamento de conteúdo que alimentará o site?
  2. Caso necessário, será possível a implementação do meu site para com plataformas de outros parceiros, como por exemplo CRM, algum gerenciamento de eventos ou formas de pagamento online?
  3. Poderia me apresentar a outros sites que sua agência desenvolveu para empreendedores do mesmo segmento que o meu? 
  4. Adoraria conhecer a equipe de desenvolvedores da sua agência de criação de sites. Quando poderemos marcar uma visita?
  5. Durante o processo de criação de sites e após sua finalização eu serei instruída? irei receber recomendações e dicas sobre a melhor forma de utilizar o meu site?
  6. A agência de criação de site oferece treinamento para que possa conhecer e aprender a utilizar o meu site? 
  7. Os serviços de manutenção contínua do site, como também as atualizações de segurança, serão ofertadas gratuitamente ou terá algum valor mensal a ser pago? 
  8. Em relação a otimizar o site para os mecanismos de buscas, sua agência oferece esse serviço? 
  9. O proprietário do site, será eu ou a agência? 
  10. Caso não me sinta mais feliz com a agência, eu poderei mudar, sem empecilhos?

Faça uma sábia decisão na hora de escolher a sua agência de criação de sites

Não precisa se apressar na hora de escolher a sua agência de criação de sites, essa decisão deve ser feita após analisar todas as circunstâncias e realizar todas as perguntas que aqui foram instruídas. Para isso, leve o tempo que for necessário, dentro do seu cronograma disponível. A criação de sites é um passo e tanto para o marketing da sua empresa e principalmente para o seu posicionamento na internet. Por isso, valerá a pena pesquisar para encontrar um parceiro da web que o ajude a atingir seus objetivos online. A Zag Sites é uma agência de criação de sites na cidade goiania, e poderá te orientar com o seu projeto.

Written by Marcelo Wagner

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